A empresa

Atendemos cada paciente com responsabilidade e profissionalismo
A SERVIMETRA ajuda sua empresa a promover a saúde e segurança do funcionário. Desenvolvendo ações preventivas integradas de saúde e segurança no trabalho com o objetivo de torná-las parte do planejamento estratégico e dos negócios de sua empresa. Estas ações proporcionam benefícios como redução dos custos, melhorias no ambiente de trabalho e na saúde, desta forma seu funcionário terá maior qualidade de vida e sua empresa maior produtividade.
Somos uma empresa de Saúde e Segurança do Trabalho, com atuação desde 2007, com uma equipe qualificada e habilitada para atender e ajudar a sua empresa a cumprir as legislações de saúde e segurança do trabalho.
SEGURANÇA DO TRABALHO
A segurança do trabalho: a segurança do trabalho é regida por um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas que são desenvolvidas para garantir e melhorar a segurança do ambiente de trabalho, regidas pela Portaria n.º 3.214/1978 que contribuem também na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos: tem como objetivo consolidar as informações e ações necessárias para prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a saúde e integridade física dos trabalhadores. O PGR inclui um inventario dos riscos ocupacionais, plano de ação e acompanhamento continuo. É importante frisar que as ações devem se planejadas desenvolvidas e implementadas em cada estabelecimento, sendo responsabilidade das empresas com participação dos funcionários promover a eficácia do processo.
GRO – Gerenciamento de Risco Ocupacionais: baseado no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), que significa: planejar, executar, verificar e agir. O ciclo PDCA é fundamental para gestão de saúde segurança ocupacional para fazer um gerenciamento eficaz promovendo um ambiente saudável e seguro.
LI - Laudo de Insalubridade: é um laudo técnico que avalia se os trabalhadores de uma determinada área estão expostos a agentes físicos, químicos e ou biológicos que possam prejudicar sua saúde, levando em consideração os limites máximos de tolerância estabelecidos pela legislação aplicável vigente, para concluir se as atividades são salubres ou insalubres.
LP - Laudo de Periculosidade: tem como objetivo verificar se determinada atividade/operação enseja o pagamento de adicional de periculosidade (energia elétrica, inflamáveis, explosivos ou violência).
PCA - Programa de Conservação Auditiva: é um conjunto de ações para prevenir a integridade auditiva do trabalhador exposto a níveis nocivos de ruído. Essa iniciativa tem caráter contínuo, incluindo medidas de proteção coletiva, individual e exames de monitoramento.
LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho: é uma exigência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para validar o direito à aposentadoria especial, por isso é importante que a gestão da empresa esteja ciente sobre a importância desse documento. Documento ao qual são retiradas as informações para emissão do PPP dos funcionários.
PP-(PPP) - Perfil Profissiográfico Previdenciário: é um documento que atesta as condições de trabalho de um profissional e detalha a sua condição de saúde. Ele assegura os direitos trabalhistas perante à previdência social.
MEDICINA DO TRABALHO
Também conhecida como Medicina Ocupacional, é uma especialidade médica voltada para a prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das condições de saúde dos trabalhadores em relação ao ambiente de trabalho. Seu principal objetivo é promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de contribuir para a melhoria das condições de trabalho. Os profissionais de Medicina do Trabalho atuam em colaboração com outras áreas, como engenharia de segurança, psicologia ocupacional e assistência social, para identificar, minimizar e monitorar os riscos presentes nos locais de trabalho.
Elaboração do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional que consiste em um conjunto de medidas realizadas no âmbito da saúde e segurança do trabalho, com o intuito de prevenir e controlar agravos de origem ocupacional e, deste modo, preservar a integridade física e mental dos colaboradores. Exames Clínicos que fazem parte do PCMSO: Exame Admissional, Periódico, Retorno ao Trabalho, Mudança de Risco e Exame Demissional
HIGIENE OCUPACIONAL
A higiene ocupacional é uma ciência, que tem como finalidade antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. Acima de tudo, essas ações são relacionadas à redução dos riscos e a prevenção de doenças ocupacionais causadas por agentes ambientais.
Normas de higiene ocupacional
Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído (Dosimetrias): essa quantificação vai monitorar os ruídos de uma área e também de pessoas, avaliando o nível de pressão sonora, fazendo assim uma aferição de exposição em um período de tempo.
Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor (Calor): quantificação de níveis de calor e temperatura, é através do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo), que são calculados através de medidores de stress térmico.
Avaliação da Exposição Ocupacional a Agentes Químicos: monitoramento de exposição a agentes químicos é realizado através de bombas gravimétricas, medidores passivos e instantâneos.
Avaliação da Exposição Ocupacional à Vibração de Corpo Inteiro, Mãos e Braços (Vibração): é um movimento oscilatório, para sua quantificação são utilizados os parâmetros deslocamento, velocidade e aceleração. Na higiene ocupacional a avaliação da vibração é feita por meio da aceleração do movimento em m/s2.
Benefícios para Empresas e Funcionários
Investir em higiene ocupacional oferece vantagens significativas tanto para as empresas quanto para os funcionários. Para as empresas, isso pode resultar em menor absenteísmo, aumento da produtividade, redução de custos relacionados à saúde e melhor conformidade regulatória. Para os funcionários, garante um ambiente seguro, previne doenças ocupacionais e melhora a satisfação no trabalho.
Em suma, a higiene ocupacional desenha um cenário onde a segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores são prioridades indiscutíveis. Ao promover ambientes de trabalho saudáveis, a higiene ocupacional não apenas protege os colaboradores, mas também impulsiona a prosperidade e o sucesso das organizações. Exames complementares são indicados conforme os agentes encontrados no ambiente de trabalho.
Monitoramento da Saúde Ocupacional
Acompanhar a saúde dos trabalhadores ao longo do tempo por meio de exames médicos que se iniciam na contratação e perduram ao longo do período do trabalhador na empresa, permitindo a detecção precoce de possíveis problemas relacionados ao trabalho.
Admissão - realizar antes que o empregado assuma suas atividades.
Periódico - realizar de acordo com os intervalos determinados em PCMSO.
Retorno ao trabalho- realizar antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
Mudança de Risco- realizar antes da data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.
Demissional - o exame deve ser realizado em até 10 (dez) dias contados do término do contrato.
A Medicina do Trabalho desempenha um papel fundamental na criação de ambientes de trabalho seguros, saudáveis e produtivos, beneficiando tanto os trabalhadores quanto as empresas. Ela é regulamentada por leis e normas específicas em cada país, garantindo a proteção da saúde dos trabalhadores e promovendo a responsabilidade das organizações em relação à segurança ocupacional.
E-Social
O eSocial integra informações que antes eram enviadas a diferentes órgãos, como Ministério do Trabalho, Previdência Social, Receita Federal e Caixa Econômica Federal, em um único sistema online. Dessa forma, as empresas têm a responsabilidade de registrar eletronicamente diversas informações sobre seus trabalhadores, tais como:
É importante que as empresas estejam atentas aos prazos e procedimentos estabelecidos pelo eSocial, uma vez que o não cumprimento das obrigações pode resultar em penalidades e multas. O eSocial impacta empresas de todos os tamanhos e setores, exigindo uma gestão eficiente das informações e uma integração adequada entre diferentes departamentos, como RH, contabilidade e segurança do trabalho.
Admissões e demissões: Informações detalhadas sobre a contratação e desligamento de empregados.
Folha de pagamento: Dados sobre remuneração, horas trabalhadas, benefícios, descontos e contribuições.
Eventos trabalhistas: Registros de situações especiais, como afastamentos, licenças, férias, entre outros.
Saúde e segurança do trabalho: Informações relacionadas a exames médicos, acidentes de trabalho, medidas de segurança, entre outros.
Contribuições previdenciárias: Informações sobre contribuições previdenciárias e outras obrigações sociais.
Informações do FGTS: Dados sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, como depósitos, saques, atualizações e multas.
Eventos obrigatórios de SST que devem ser enviados:
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador - ASO.
S-2221 – Exame Toxicológico do Motorista Profissional – Toxicológico.
S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.